quinta-feira, 6 de junho de 2013

Função o fio condutor para os Valores humanos



Por Sérgio Costa.
A proposta contida neste artigo tem a tendência de fazer dos Valores Humanos: amor, respeito, família, moral e virtudes, uma constante na vida e no pensamento das pessoas, como se fosse uma voz que somente ela ouve e não permite que transgrida nenhum destes itens que, unidos, fazem a conduta diferencial humana neste planeta.
Estar diante de decisões e escolhas acertadas requer a implementação de conceitos profundos, duradouros e transformadores. Ao longo da história, os povos que mantiveram estes conceitos evitaram o mal e vivenciaram o bem.
Como a Escola e a Empresa são a extensão do nosso lar, é aí onde devemos nos concentrar, utilizando-os como instrumentos de nosso progresso, exercitando e aperfeiçoando nossas qualidades que são a exigência social para atuarmos na missão de existir.
A crença possui uma metodologia de organização como um sistema arquitetônico, com propriedades estruturais descritíveis e mensuráveis, com consequências comportamentais capazes de serem observadas e analisadas, visto que são inferências. Os tipos de crença podem ser vistos como relativamente superiores em encadeamento lógico-funcional ou em comunicação funcional podendo acompanhar a seguinte proposição: Existenciais versus Não Existenciais; Compartilhadas versus Não Compartilhadas sobre a existência e a auto-identidade; Derivadas versus Não Derivadas e Relativas e Não Relativas a questões de gosto.
 As funções são o fio condutor para os Valores, que têm a ver com os modos de conduta e estados finais da existência. Uma vez que um valor é internalizado, ele é tido como um padrão ou critério para guiar a ação e, assim, desenvolver e manter as atitudes em relação a objetos e situações relevantes, para julgar e comparar, moralmente, a si e aos outros. Os valores diferem das atitudes em vários aspectos importantes: enquanto uma atitude representa diversas crenças focadas num objeto ou situação específica, um valor é uma única crença que guia transcendentalmente as ações e julgamentos através de objetos e situações específicas. Um valor é um imperativo para ação e não somente uma crença sobre o preferível mas também uma preferência pelo preferível.
De maneira experimental, propomos que estes conceitos sejam praticados dentro dos processos educacionais e também organizacionais, nos quais exercerão influência nas escolhas e decisões que podem ocorrer tanto na vida, como na carreira das pessoas.
Entendamos esses Valores Humanos, baseados totalmente nas Crenças, Atitudes e Valores, descritas nesse trabalho, que poderão conduzir à preservação da verdadeira essência das pessoas em sua atividade de vida onde cumprir a vida é compreender a o seu andar o seu crescer.
As pessoas e a sociedade são movidas em função de suas Crenças, Atitudes e Valores, implementadas, subliminarmente ou não, no dia-a-dia através de ações e processos educacionais em diversos campos de atuação, até mesmo em programas e propagandas de TV, nos quais sempre se ressaltam a importância destes conceitos e os efeitos nutritivos que possam causar.
Como resultado da implantação do processo de Crenças, Atitudes e Valores na educação e também nas organizações através do destaque em Valores Humanos, teríamos pessoas com maior sensibilidade, solidariedade e compreensão de existência, pessoas estas que se tornariam expansoras deste processo, fazendo-o refletir em suas atuações como cidadãos, membros de uma sociedade que busca, cada vez mais, formas eficazes de se organizar mantendo harmonia e progresso no âmbito pessoal, profissional e, até mesmo, espiritual.
Numa implantação de direitos humanos talvez esteja a resposta para uma sociedade mais ética, para empresas mais éticas e uma política mais ética. Algumas experiências deste tipo já fazem sucesso pelo mundo.  

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